Quem sou eu

Minha foto
"Como é bom ter um xará, meu próprio nome chamar, o outro que sou eu mesmo é tão difícil achar." Dilan Camargo

quarta-feira, 13 de maio de 2009

Não fale do que não sabe!

Tem pessoas que não deveriam abrir a boca para fazer comentários a respeito de coisas que não conhecem. Faz alguns dias tive o desprazer de ouvir de um senhor, professor universitário, o seguinte comentário, que segundo o Diogo Lara,  do livro sobre bipolaridade, que Passo Fundo era uma cidade onde o índice de bipoles era altíssimo, que ele havia lido o livro e que ainda conhecia o Diogo Lara, que no livro tem uma tabela com os níveis de bipolaridade e que para os bipolares ficassem estáveis era só tomar um estabilizar de humor.
Quando ouvi essa frase: "É só tomar um estabilizador de humor que melhora", fiquei furiosa, engoli a comida inteira. Já não simpatizava muito com essa pessoa e a partir daquele dia, passei a detestá-lo. Esse senhor acha que porque leu o livro do Diogo Lara, já sabe tudo sobre bipolaridade. A sorte dele foi que o celular tocou e o assunto esfriou, porque já havia me vindo a boca um monte de merda para dizer à ele.
Desde que foi diagnósticada, passei a me informar ao máximo sobre bipolaridade, li vários livros, inclusive os do Diogo Lara, vi documentários, artigos em jornais, revistas, na internet e tenho acompanhado vários blogs de bipolares para saber como eles se comportam, o que sentem e o fazem para viver melhor, trocando figurinhas quem sabe podemos nos ajudar. Minha terapeuta disse para eu parar de ficar lendo tanto sobre bipolaridade, eu disse que não pararia porque quanto mais conhecimento eu adquirir sobre bipolaridade, melhores serão as minhas chances de lidar com ela.
Eu passarei a acreditar que tratar a bipolaridade como um estado de bom ou mau humor, tristeza e felicidade é simplificar demais as coisas. Aliás viver com a bipolaridade não tem nada de simples e não basta tomar um carbolitium que fica tudo bem. A bipolaridade, na verdade, nos impede de ter uma vida comum.
Ser bipolar é acordar pela manhã, abrir os olhos e sentir seu corpo afundar-se no colchão, fazer um enorme esforço para sair da cama e mesmo assim não conseguir abrir os olhos. Tomar café da manhã com carbolitium, passar o dia equilibrando-se entre o céu e inferno, tentando lembrar e esquecer que qualquer coisa pode mudar tudo e também tentando lembra-se do que esqueceu, precisar pensar sobre tudo o que sente, faz e querer. Nunca ir para a cama sem carbolitium, seroquel e apraz e ainda assim não saber como vai ser sua noite. Ver o seu corpo mudar por causa de remédios, controlar o que come e bebe, ter sintomas e não saber se são físicos ou psicológicos, passar por momentos tão angustiantes, que a única pessoa com quem se pode dividir é no máximo sua terapeuta e ainda não saber se ela acredita ou não. Não saber se as pessoas que você ama e que amam você vão aguentar por muito tempo ou olhar para elas e ver que não sabem nada sobre você ou não conseguem entender o que se passa com você, ter que preocupar-se, se está triste e também se está feliz.
Se ser bipolar é simples, deveria haver um vírus para infetar naqueles que pensam assim, porque depois é só tomar um carbolitium que passa.

P.S. Caso o Diogo Lara leia este blog ( o que dúvido muito)
Citei-o porque, realmente, você foi citado na conversa e não encontrei outra forma de introduzir o assunto. Não acredito que tenha dito aquilo.   


12 comentários:

Anônimo disse...

Desculpem a minha intromissão, mas tenho que descordar de algumas coisas desse comentário NÃO FALE O QUE NÃO SABE, sou bipolar e tomo remédios e faço tratamento a três anos, no começo foi td muito defícil pra mim, já passei por coisas muito difíceis, já tive vontade de morrer várias e várias vezes, mas a partir do momento que resolvi encarar td de frente, consegui mudar completamente, hj tomo 1 comprimido e meio de carbolitum por dia, não faço mais terapia, vou ao psiquiatra de 4 em 4 meses e me sinto ótima, sou feliz, não deixo essa doença me dominar e muito menos enfio na minha cabeça td que leio sobre ela, aliás td que leio de negativo me serve pra agir e fazer o contrário de td e estou conseguindo, com a ajuda de Deus.
Não se faça de coitado, de irritado, de doente, levanta a cabeça e luta, não deixa uma doença qualquer te vencer, te derrotar, somos muito maior que ela.
Eu vivia com depressão jogada no meu quarto sem conversar com ningué, hj não sei o que é depressão, me sinto bem, amada, não deixo os problemas me colocarem pra baixo pq sei que a qualquer momento posso cair, jogo td isso no lixo, transtorno bipolar, depressão, problemas, tristeza...eu tenho Jesus no meu coração e ao lado dele eu posso tudo, inclusive me sentir bem e não me tornar dependente de uma doença e do que os outros falam dela.
Espero que isso ajude ou empolgue alguém...é só começar...boa sorte.

Ana Paula
apangelini@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que tem haver bipolar com esquizofrenia? e qual a diferença de se ter em grau II?Já tomei lítio, amplictil.Já mudei de médicos;eles pareciám não querer proximidade,me deram remédios,que me deixaram com reações terríveis,não me deixaram relefone.
Hoje estou mais uma vez tentando.Estou com rivotril 2 mg, 2 seroquel de 25 mg,3 toptil 25 mg, 1 pondera 30 mg.}
Na verdade tenho vontade de largar tudo de vez são caros te deixam com a memória péssima.
Mas em nome de JESUS eu vou sair dessa, eu creio que para tudo se tem um própósito de DEUS.PAZ!
Katia Lima.Ktilima@gmail.com

Anônimo disse...

QUANDO VC NAO SUPORTA MAIS A DOR DIANTE DA VIDA - DOR EMOCIONAL - OLHA PRA TRAZ E NAO VE NADA...PRA FRENTE E NÃO HA NADA....E NAO TEM MAIS FORCA PRA CONTINUAR....AS DROGAS EM FORMA DE REMEDIO(LEGALIZADAS) AS VEZES PASSA SER A UNICA ALTERNATIVA,QUANDO SEUS LIMITES HUMANOS FORAM ULTRAPASSADOS E VC JA NAO TEM FORCAS PRA CONTINUAR. USO: RIVOTRIL- CARBOLITIUM - CITALOPRAM

Anônimo disse...

Estou em tratamento tem 13 anos,,,
No começo foi difícil, os efeitos colaterais,e a confusão emocional aff!
Bom hoje estou quase normal, fico triste quando não sei lidar com rotinas pois sou bipolar tem dia que quero matar o leão outro quero mais é que o leão me mate, isso não acaba...

betty´s disse...

Caro amigo(a)Anônimo!
Desculpe por não ter respondido, andava ausento do meu blog, andava me sentindo bem demais e ocupadíssima.
Respondendo as suas perguntas:
a) a diferença entre bipolar e esquizofrenia..eu não saberia explicar direito, esses dias, na terapia, falamos sobre isso...eu sei que a gente tem a sensação de tem esquizofrenia...não tem não.Isso é só teu cérebro mentindo pra vc... É bom conversar com um terapeuta..
2) quanto a medicação é assim mesmo, eu usei várias coisas...carbolitium usei desde o começo do tratamentos (4 anos+/-), mas vários outros tipos...pra ansiedade,pra dormir...etc.. até chegar no seroquel 100mg, foi o que mais funcionou...mas não é regra, muda de pessoa pra pessoa...
3)eu faço terapia desde o começo e não sei lidar com um monte de coisas, a pior coisa é a agressividade, se ficar brava, quase sempre descontrole total...Isso não tem cura, os medicamentos, as terapias ajudam a melhorar um pouco e a viver um pouco melhor...
beijos e obrigado por acessar o blog. A medida do possível respondo.

betty´s disse...

Ana Paula!!!
Que dizer: Parabéns, você está no prazo de validade. Eu postei um comentário parecido para um bipolar e ele me disse um monte de verdades. Não pense que essa tranquilidade vai durar para sempre, eu me sentia assim há bem pouco tempo. Isso não tem cura! Volte para terapia, para quando a tempestade voltar você ter onde se apoiar.
Continue lutando!
beijos

Marcio disse...

Gostei do asunto aqui ate pq estou procurando ajuda para minha esposa
se alguem poder me ajudar fikarei eternamente grato.
vamos la entao ela tomava carbolitium e se sentia bem eu nao sei falar em qual estagio ou se existe um estagio para isso mais ela parou de tomar o remedio e o humor dela esta agresivo demais ela sai agredindo verbalmente tds em sua volta qualquer coisa que fale para ela ela ja briga e fica mal ( xora muito,fica calada nao fala com ninguem,nao consegue tomar decisoes uma hora dis q sim outra dis q nao,ou seja se isola ) oque eu preciso e uma maneira de poder me aprocimar mais dela pois qualquer coisa que eu fale nada e aceito por ela e eu esto disposto a fazer quaquer coisa para ver ela melhor pois amo muito minha esposa e to disposto a tudo por ela se alguem poder me ajudar com qualquer informaçao eu ficarei muito grato pois ela estando mal assim esta afetando tds pai,mae,eu e preciso muito de ajuda
vou deixar um contato de email meu para quem poder me ajudar
marcio.home.office@gmail.com
so posso receber ajuda por esse email pq ela sabe senha de td que eu tenho e ela nao pode ficar sabendo que estou atras de ajuda porque do jeito que ela esta ate por isso ela fica mal.
ATT: Marcio

betty´s disse...

Márcio!!
Lindo seu gesto! Meus parabéns, a maioria das pessoas prefere se afastar, não sei o quanto posso te ajudar, mas vou responder no seu email. Abraço!

Anônimo disse...

meu nome é Edvaldo,faço tratamento mais ou menos 6 anos,tem dias que sinto um mau estar terrivel na mente,na verdade não sei dizer na verdade o que sinto,me sinto confuso,tenho vontade de fazer as coisas,mas não consigo fazer nada,tenho dificuldade de me concentar,não sinto mais alegria,nem tristeza,é como se não fizesse diferença,tento parecer que tou bem pra minha família,não troco sequer uma lampãda que queima em casa,as vezes acho que minha familia me acha um imprestavél,como pouco,mas mesmo assim tou engordando(já ganhei 13 quilos)me sinto péssimo,mas procuro me parecer bem para as pessoas.tomo carbolitium,mas sinto meu estomago roer direto,não durmo bem nem assistir tv como antes eu não consigo,tem dias que fico esperando a morte,mas ela não chega...será que isso vai passar um dia ?...

betty´s disse...

Caro Anonimo!!!
Não sou a pessoa ideal para dar conselhos nesse momento, mas a minha experiência é de que viver sempre vale a pena, construa estrutura aos seu redor, não viva uma coisa só, procure ajuda psicológica, que mais posso dizer..procuro motivos para viver!!
Boa Sorte!!

Anônimo disse...

Caro Edvaldo, Meu nome é Isaac... Em setembro do ano passado tive um surto psicotico e usei os seguintes medicamentos: "Carbolitium, Risperidona, Rivotril, Neozine e Fernegan... Pra você ter uma ideia eu estava tomando 40 gotas de rivotril toda noite e mesmo assim não conseguia dormir direito, após um tempo eu me acostumei e voltei pra realidade...
Só que eu não tinha vontade de viver, não tinha paciência pra assistir TV, Mexer no computador, Jogar, Andar... Eu ficava só deitado, não conseguia chorar, ficar nervoso e nem mesmo triste, era tipo um vazio dentro de mim...
Eu sentia como se minha cabeça estivesse rodando, ficava muito inquieto...
Porém eu estava com problemas de Ereção... Minha psiquiatra me disse que isso era por causa da doença e que iria voltar ao normal depois... Só que ela estava mentindo, ou não tinha competência mesmo, sei lá... Só sei que após 3 semanas após eu parar com o risperidona o problema com a ereção acabou...
Só que meu sono estava desregulado ia dormir 6hs da manhã e acordava as 6hs da tarde, me alimentava mal, mas estava bem melhor... Depois de um tempo fui a outro psiquiatra que me indicou os seguintes medicamentos: "Rivotril (para tentar controlar meu sono), Bup para melhorar o humor e carbolitium para melhorar a depressão... O Rivotril eu parei por conta própria pois tenho medo de ficar dependente... O carbolitium já fazem 3 dias que eu não tomo, estou tomando apenas o Bup...
Pretendo parar com tudo pois me preocupo com os efeitos colaterais dessas drogas...
Força aí pra você mano, tudo é uma questão de tempo, logo logo você vai melhorar...
Abraços

Anônimo disse...

Passei por muito psiquiatra até descobrir a bipolaridade. Para mim, é acordar e não saber o que será do próximo minuto. É deitar na cama o dia inteiro, do nascer do sol, até ele se por e, então, tomar os remédios para dormir. É acordar e misturar ao café da manhã aquele coquetel...e levá-lo escondido consigo sempre que for dormir na casa de um amigo, tendo que tomá-lo escondido do banheiro pra ninguém ficar sabendo da sua condição. É acordar e acreditar na vida, no meio do dia sentir nojo dela e ao término do dia só querer que tudo acabe logo, ou que ela te leve embora, porque viver não faz o menor sentido. Viver é uma loucura, as vezes intensa como um tornado, outras agonizante como estar preso num trânsito. Enfim...com ou sem medicamentos, acho importante sempre saber da sua condição e tentar tomar as melhores decisoes possíveis para não colocar tudo a perder e para não magoar as pessoas... E assim a gente vai vivendo!